Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Expoimp 2023: Sagrima e Sinrural debatem ações de fortalecimento à produção
23/11/2022 05:33 em Política

Secretário José Antônio Heluy e o presidente do Sinrural, Afonso Danda. (Foto: Angelo Moreira)

 

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy, e o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Afonso Danda, se reuniram no último fim de semana na sede do Sindicato, em Imperatriz. Durante a conversa, foi anunciada pela entidade rural a data da Expoimp 2023: do dia 9 a 16 de julho de 2023, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.



“Foi uma conversa produtiva e já saímos com a sinalização da data da próxima exposição agropecuária de Imperatriz, a maior da região, que após dois anos de paralisação, teve em 2022 um grande apoio do Governo do Estado”, afirmou o secretário Heluy.



“Será a 53ª edição da Expoimp e esperamos novamente contar com a parceria e participação do Governo do Maranhão”, acrescentou Afonso Danda.



Vacinação do rebanho

Heluy e Danda dialogaram também sobre a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que prossegue até 30 de novembro, bem como o apoio do agronegócio aos pequenos produtores e à agricultura familiar. Foi tratado ainda sobre o fortalecimento das parcerias entre o governo Carlos Brandão e a entidade que reúne os ruralistas de Imperatriz.



“Conversamos sobre o fortalecimento do setor agropecuário e a importância do Maranhão atingir o status de estado livre da Febre Aftosa sem vacinação. Destaquei o empenho pessoal do governador Carlos Brandão para que se atingido este objetivo, e ouvi do Afonso Danda que o Sinrural e seus membros são parceiros do governo neste grande objetivo”, informou José Antônio Heluy.



O secretário de Agricultura lembrou que o reconhecimento da OIE é importante porque confirmará o elevado padrão sanitário da pecuária local e abrirá possibilidades para o Maranhão alcançar novos mercados para a carne bovina produzida aqui, resultando na geração de mais empregos e renda.



Afonso Danda destacou mais uma vez que o apoio do governo do Estado tem sido muito importante para as atividades voltadas ao fortalecimento do agro na Região Tocantina. Ele informou que o Sinrural tem participado ativamente na mobilização dos produtores de Imperatriz para que vacinem seus animais até dois anos de idade. “O Maranhão se tornando livre da aftosa sem vacinação todo o estado será beneficiado. Este é um desafio de todos nós”, afirmou Danda.



Feira de pequenos produtores

O diálogo com o Sinrural abordou, ainda, a importância do agronegócio estar conectado com o pequeno produtor e com a agricultura familiar, principais responsáveis pelos alimentos que chegam às mesas das famílias todos os dias. Afonso Danda adiantou que nesta quarta-feira (23) haverá, na sede do Sinrural, uma reunião para alinhar a realização de uma feirinha semanal de pequenos produtores rurais de toda a Região Tocantina. Deverão participar da reunião representantes da Sagrima, Agerp, Senar, Sebrae, Banco do Nordeste e entidades parceiras.



“Este é um desafio que o mundo todo enfrenta. No Maranhão, o governador Brandão tem se empenhado para alinhar parcerias que beneficiem tanto o agro quanto a agricultura familiar. Muito bom ver o Sinrural com esta visão, como um grande parceiro nesta missão”, afirmou o secretário estadual de Agricultura.

COMENTÁRIOS