Complexo eólico deve gerar mais de mil empregos, de acordo com o Governo do Maranhão
Política
Publicado em 10/11/2022

O Governo do Maranhão, sob a coordenação da Seinc, se reuniu com representantes da empresa Vienergy (Foto: Divulgação)

 

Com investimento de R$ 2,5 bilhões e a estima de gerar mil empregos diretos, O Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), se reuniu com representantes da empresa Vienergy para tratar sobre o fomento à instalação de um Complexo Eólico no município de Tutóia.

 

Durante a reunião, a empresa apresentou estudos para a viabilidade de projetos do segmento de energia renovável no Maranhão, com um potencial para 250 MW de capacidade instalada. O empreendimento deve entrar em plena operação a partir de 2024, conforme informações da gestão estadual.

 

De acordo com o secretário da Seinc, Cassiano Pereira Junior, o apoio e a atração de mais esse empreendimento com articulações, incentivos fiscais e demais ações dá continuidade às políticas públicas do Governo do Maranhão voltadas para o desenvolvimento industrial e produtivo e, sobretudo, para a geração de emprego e renda.

 

“Estamos seguindo a orientação do governador Carlos Brandão para garantir um ambiente favorável aos negócios para quem quer expandir e, principalmente, trazer novos empreendimentos. Esse investimento será fundamental para a transformação energética do Maranhão, que tem um potencial enorme para gerar energia pela força dos ventos”, explicou o secretário.

 

O presidente da Vienergy, Sérgio Marques, ressaltou que este é um momento de transição energética mundial para o enfrentamento das mudanças climáticas. Afirmou que vê o Maranhão como uma plataforma de exportação de energias renováveis, aliando desenvolvimento com sustentabilidade. “O Maranhão reúne as principais características necessárias: ventos fortes e constantes para geração de energia eólica, fundamental para a produção e a infraestrutura portuária para exportação alcançando o mercado europeu, pressionado por movimentos para a descarbonização das economias globais”, afirmou.

 

Sérgio Marques destacou a localização privilegiada do Maranhão na fronteira da Amazônia Legal, que se configura como oportunidade única de geração de empregos, desenvolvimento e renda. “A Vienergy, presente no Maranhão há mais de 10 anos, reconhece e parabeniza o Governo do Estado, notadamente, através da Seinc, pela visão e apoio aos novos projetos do setor, vitais para o seu bom êxito”, destacou.

 

O Complexo Eólico Tutóia vai ficar a apenas 20 km do Complexo Eólico Delta Maranhão, também desenvolvido pela Vienergy, operado pela empresa Ômega Energia, que também contou com apoio da Seinc para instalação e expansão.

 

Comentários