Tecnologia disruptiva do Maranhão ganha destaque na COP27
Política
Publicado em 03/11/2022
O Brasil estará presente na 27ª Conferência do Clima na ONU (COP27), que acontece entre os dias 6 e 18 de novembro em Sharm el-Sheikh, no Egito. 
 
 
Entre as iniciativas que serão apresentadas, o Auditor Fiscal do SEFAZ/MA, Gustavo Victório, representará o Governo do Maranhão para apresentar, nos dias 12 e 16, o Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA) que desenvolveu com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento e tecnologia da Visiona Tecnologia Espacial S.A.
 
 
O sistema é considerado disruptivo e utiliza geotecnologias, IA, arquitetura de cluster de alta performance para estimar a produtividade para os tipos de cultura soja e milho, além de monitoramento da vegetação nativa em todo território maranhense.
 
 
Em sintonia com práticas ESG, a plataforma também será utilizada para rastreabilidade da produção, gestão territorial e regularidade fundiária. As funcionalidades permitem cruzar dados socioambientais e identificar se há sobreposição de áreas produtivas com unidades de conservação, terra indígena, embargos ambientais ou mesmo se o produtor está na "lista suja" de trabalho escravo.
 
 
Encontra-se em desenvolvimento o novo módulo de monitoramento da vegetação nativa e vigor, que subsidiará estudos de estimativa de emissão de gases do efeito estufa (GEE), proporcionando maior transparência e credibilidade aos créditos de carbono gerados no estado do Maranhão.
 
------
Gustavo Victório é carioca, tem 37 anos e é servidor público do Estado do Maranhão desde 2017, foi servidor público federal do Ministério da Agricultura por 9 anos, atuando na Fiscalização Animal e Vegetal. Gustavo está disponível para entrevistas para fornecer mais informações.
Comentários