Mudança no perfil do consumidor motiva empresas a buscarem estratégias para encantar o cliente
Política
Publicado em 07/10/2022

Profissionais se especializam na área de encantamento para estimular o faturamento das empresas e oferecer qualidade no atendimento ao cliente

O marketing faz parte da rotina da maioria das empresas em todo o país e é uma ferramenta imprescindível para atrair o público alvo que tenha o perfil do seu negócio, fazendo parte da rotina da maioria das empresas e profissionais em todo o país. Atrair o cliente, gerar desejo, aumentar a busca por um produto ou serviço faz parte de umas das ações do marketing focado no consumidor. Mas para além de fazer uma técnica de estratégia de venda, é necessário ir além: encantar o cliente.

 

“Posicionar sua marca, seu serviço ou produto para gerar desejo e ser lembrado como a melhor opção pelo consumidor, mesmo quando estes não as estão consumindo, é um dos maiores desafios atualmente. Por isso, a relação com o cliente é tão  importante” explica Kátia Rocha, design de interiores e especialista em encantamento de clientes e negócios. Segundo ela, estudar essa área é trabalhar desde o espaço físico até um plano de ação para treinamentos e serviços de melhorias com a equipe.

 

“Criei um método e tenho aplicado nas empresas em diversos segmentos em mais de 20 estados do Brasil. É fascinante como a aplicação de cada fase de maneira correta, traz resultados significativas para as empresas. As quatro etapas do projeto passam pela coleta de dados, diagnóstico e planejamento, implementação e acompanhamento. É completamente possível ao final de uma análise como essa, a empresa de ter um caminho e uma direção correta para oferecer o seu serviço para o cliente de uma maneira que atrai e fideliza o seu público”, reforça Kátia Rocha.

 

Eder Campos, diretor de clientes, em um dos seus artigos, “Quais elementos básicos para uma cultura que quer encantar clientes?” reforça que encantar é processo. “Confiança é essencial. Erros irão acontecer e feedback com reforço ao guia norteador será parte de coerência, mas sem deixar faltar autonomia. Afinal o relacionamento com o cliente é diário, em cada contato, e é impossível querer ter tudo mapeado. Entender encantamento como processo é confiar nas pessoas,” destacou.

 

Em Imperatriz, Kátia Rocha aplica a técnica em alguns empreendimentos como clínicas e consultórios. Em São Paulo, a profissional também atua com outros segmentos, como a área da beleza. “Percebi quando os clientes me contratavam para fazer o projeto de interiores que somente a mudança no seu espaço físico, sem o alinhamento dos demais pilares, não trariam os resultados que eles almejavam. E assim nasceu o Criando Magia para ajudar profissionais e empresas a usar essa maravilhosa ciência do encantamento para florescerem seus negócios”, conta.

 

Ela explica ainda que os desafios de gerir uma empresa são sempre os mesmos, independente da fase em que o empreendedor se encontra. Entretanto, Kátia revela um fator importante para ajudar no processo.

 

“O que muda é nossa maturidade para lidar com os desafios e a complexidade destes, que evoluem a medida que crescemos. Daí a necessidade de procurar inovar, de entender de verdade as necessidades e o comportamento de consumo do nosso público alvo para oferecer produtos e serviços que resolvam sua vida e melhorem o mundo. As pessoas podem não lembrar o que você fez ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir”, explica.

 

 

Ela reforça que dar atenção aos detalhes pode ser decisivo para quem quer criar laços de encantamento com o cliente. “Não é algo que a maioria faz, porque dá trabalho e requer dedicação e empenho, mas para aqueles que se dispuserem a incluir no seu modelo de negócios magia e encantamento, o resultado será exponencialmente maior do que o esforço e o empenho empregado”, finaliza.

 

 

Por Karlanny Farias -Assessora de Imprensa

Comentários