Governo do Maranhão investe no turismo com novos voos, obras e qualificação profissional
05/10/2022 23:52 em Política

Os diversos aportes em mobilidade, infraestrutura, redução de imposto e capacitação profissional feitos pelo Governo do Maranhão para fomentar o trade turístico acenderam o holofote nacional para o nosso estado.

A chegada de novos voos, a diminuição do ICMS do querosene de aviação (QAV), o aeroporto de Barreirinhas, a construção de estradas, praças e balneários e, ainda, a qualificação no atendimento ao turista foram as principais ações desenvolvidas para fortalecer o setor e aquecer a economia.

A grande novidade no roteiro turístico nacional, tendo o Maranhão como melhor destino, é que na primeira semana de setembro foram inaugurados novos voos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Barreirinhas e em Imperatriz, e outros serão anunciados em breve.

A Rota das Emoções ganhou voo panorâmico que sai de Aracati, no Ceará, com destino à Fortaleza. Da capital cearense, decola para Jericoacoara, com parada em Parnaíba, no Piauí e, de lá, o voo segue para Barreirinhas e São Luís. No sentido contrário, o voo de volta sai da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto diariamente.

Já a cidade de Imperatriz voltou a receber voos da Azul. Os voos com destino a Belém (PA) são realizados por uma aeronave com capacidade para 70 passageiros e com frequência: às segundas, quartas, sextas e domingos.

Quando o assunto é relacionado ao imposto de aviação, o governo reduziu o ICMS do querosene de aviação (QAV) em 2020, de 27% para 7%, incentivando o aumento da malha área para o Maranhão.

E as negociações estão avançadas para a captação de novos voos nacionais e internacionais, incluindo os voos charters no destino São Luís-Lisboa, em parceria com as concessionárias dos aeroportos maranhenses.

O secretário de Turismo, Paulo Matos, afirmou que o Maranhão está em plena ampliação da malha aérea devido aos investimentos do governo em diversas vertentes. “As tratativas para a realização de novos voos, redução do QAV, a novidade de voo Barreirinhas-Imperatriz e também a Rota das Emoções despertam o interesse do turista em conhecer o estado, sem falar das gravações de novelas que estão a todo vapor, mostrando para todo o Brasil as nossas belezas”.

Aeroporto de Barreirinhas

Nos últimos meses, o aeródromo de Barreirinhas foi transformado em aeroporto municipal. Incialmente por meio do avião Cessna Grand Caravan 208 e com o trajeto que percorre Ceará, Piauí e Maranhão (Fortaleza - Aracati - Jericoacoara - Parnaíba - Barreirinhas - São Luís), são realizados voos diários, com movimentação de 5 mil pessoas mensais.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Júnior, secretário da pasta envolvida no processo de mudança de aeródromo para aeroporto, afirma que novos municípios poderão ser beneficiados com os investimentos feitos em aeródromos do interior.

"Viabilizamos a vinda do avião Cessna Grand Caravan 208 e, por meio dela, conseguimos transformar o aeródromo em aeroporto. Assim, com os voos comerciais, temos aquecido a economia local; gerando emprego, renda e desenvolvimento. Nesse mesmo processo, estamos trabalhando com o aeródromo de Balsas, levando a Azul Conecta para avaliar as pistas e analisar a viabilidade de um avião similar para a região da Chapada das Mesas", contextualizou o secretário.

“É uma conquista histórica para Barreirinhas, tanto o aeroporto como os voos comerciais que começaram a chegar. Eles vão incrementar o turismo, com foco nos Lençóis, Delta e na Rota das Emoções. Esse destino turístico, que é um dos mais importantes do Brasil, com certeza vai expandir os investimentos no entorno e facilitar o deslocamento para o nosso paraíso”, comemorou o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha.

Investimentos em infraestrutura

Para tornar real toda esta empreitada, foi criado o programa Destino Lençóis e Delta, construída a entrada de Barreirinhas, a serpente na Litorânea, a Beira-Rio de Caxias, o mirante em Aldeias Altas, o balneário em São João do Sóter e diversas praças pelo estado, proporcionando lazer ao maranhense e visitantes.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, afirmou que os investimentos no turismo protagonizaram a retomada da ocupação na rede hoteleira e a realização de ações importantes, como novas obras e voos.

"O que fez a diferença na retomada do turismo foram os investimentos das entidades, principalmente do governo do Estado, que garantiu as ações que já vinham desde o governo Flávio Dino. Hoje, o turismo está aquecido, as cidades maranhenses estão na moda", afirmou o presidente.

A carioca Gleidys Cantini, ao visitar o Centro Histórico, se encantou pelo artesanato e pela culinária. “Faltava vir ao Maranhão para comprovar a beleza única da natureza e toda a história que aqui habita. Me apaixonei pela comida, em especial o arroz de cuxá e, também, pela arte trançada nas roupas e acessórios”.

Qualificação profissional

Mais de 15 mil pessoas qualificadas, com o registro de avanço de 5 para 16 Centros de Atendimento ao Turista. Antes, eram apenas 40 artesãos cadastrados; atualmente, já existem 3 mil cadastros.

O artista plástico Airton Marinho possui um ateliê de xilogravura na Praia Grande há mais de 20 anos e faz parte dos profissionais cadastrados na Secretaria de Turismo. Para ele, as vendas nunca foram tão aquecidas como este ano.

“Não existiu mês ruim em 2022. Todo dia faço muitas vendas dos meus quadros e peças de xilogravura. No São João, fiquei surpreso com a movimentação na Praia Grande. Em todos esses anos, nessa região, não tinha visto nada igual. Trabalhei muito para não deixar faltar produto, pois todo dia eu vendia todo o meu estoque”.

COMENTÁRIOS