Suzano fortalece iniciativas de proteção ambiental no combate a incêndios
04/10/2022 13:14 em Política

Todo o trabalho de Educação Ambiental se estende também às escolas e comunidades presentar no entorno das áreas de atuação da empresa

 

 

O aumento das temperaturas e a estiagem que ocorrem na Região Tocantina, no segundo semestre do ano, favorecem o aumento das queimadas, ação que é proibida legalmente através da Lei de Crimes Ambientais. A Suzano, por meio do Programa Floresta Viva, tem intensificado ações de sensibilização para evitar essas queimadas e auxiliar na preservação florestal. A companhia, que é referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem ampliado as ações do programa que mantém um canal direto de comunicação com propriedades rurais e comunidades vizinhas das áreas florestais da companhia.  

 

 

O Programa Floresta Viva auxilia com orientações, alertas e denúncias de emergências florestais, principalmente durante o período de seca, com o objetivo de incentivar práticas conscientes, responsáveis e sustentáveis, uma vez que elas fazem toda a diferença quando o tema é a proteção do recurso florestal e a prevenção de incêndios.

 

 

A iniciativa aborda, principalmente, três elementos: a preservação da flora e da fauna e o bem-estar das comunidades. Todo o trabalho se estende também às escolas presentes nas comunidades do entorno das áreas de atuação da empresa, com destaque às atividades relacionadas à Educação Ambiental. Essas ações consistem em diálogos e palestras de conscientização ambiental, além de doação de mudas nativas. 

 

 

O programa investe ainda, em materiais de comunicação, com linguagem acessível e didática, tanto para os(as) colaboradores(as) quanto para as comunidades. E as crianças não ficam de fora: para reforçar a educação ambiental aos pequenos, a companhia realiza entrega de jogos para que eles sejam incentivados a desenvolver a consciência sustentável desde a infância.

 

A Suzano conta com parcerias de várias instituições e órgãos ambientais para compartilhar informações e ampliar o impacto positivo do programa, como destaca a Coordenadora de Meio Ambiente Florestal, Ana Paula Pulito, “A Suzano não está sozinha, contamos também com Corpo de bombeiros, IBAMA e Exército Brasileiro, que auxiliam nas ações a fim de engajar toda a comunidade na conservação e preservação das nossas florestas”. 

 

 

Em 2021 mais de 2 mil pessoas foram impactas com as ações de sensibilização. Em 2022 a expectativa é atingir 5 mil pessoas. Durante a “Semana de Meio de Ambiente” foram realizadas palestras ministradas pelas equipes de Meio Ambiente Florestal e PROFLOR no município de Cidelândia, Palestra no dia da Árvore em Imperatriz e ação de Plantio de mudas nativas no Corredor Ecológico Amazônia em Dom Eliseu (PA). Todas essas iniciativas fazem parte do Programa de Educação para Sustentabilidade da Suzano no qual o Floresta viva está inserido. 

 

 

Proteção e combate a incêndios florestais – a Suzano também investe em diversos recursos e tecnologias para cuidar das florestas e combater possíveis incêndios com mais agilidade e eficiência. Por meio do Proflor, em 2021 a companhia obteve bons resultados que foram possíveis graças a toda a tecnologia aplicada, gestão de materiais e, principalmente, aos colaboradores(as) e comunidade assistida. 

 

 

A Central de Vídeo Monitoramento Florestal, com cobertura de aproximadamente 93% das áreas da empresa, situada na Unidade de Imperatriz, possui 41 torres, 39 câmeras instaladas em campo que transmitem imagens em tempo real. A central conta ainda com o apoio de 26 repetidora e 78 rádios possibilitando comunicação “on time” com toda a equipe operacional em caso de alguma ocorrência. Os caminhões e brigadas também são preparados para proteção e combate a incêndios, com sistema de GPS e rádio nos veículos, que facilitam o direcionamento para as ocorrências.   

 

 

Toda essa estrutura resultou em uma diminuição em área queimada de 70% em 2021 comparado ao ano de 2020 nas áreas de plantio e 71% em áreas de preservação ambiental. A presença de rastreadores nos veículos e sistema de rádio também permitiu um melhor posicionamento das brigadas e maior eficiência no combate a incêndios com uma média de tempo de deslocamento correspondente a 18 minutos. 

 

 

Sobre a Suzano  

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

 

Assessoria de Imprensa da Suzano 

COMENTÁRIOS