Prorrogada inscrição do edital de premiação cultural Edelvira Marques
03/10/2022 16:51 em Política

Interessados podem se inscreve até o dia 15 de outubro

 

Publicado por Rafael Pestana

Nesta segunda-feira (03), a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), prorrogou o prazo de inscrição do edital de N° 002/2022– FCI/FMC/ITZ, do Prêmio Edelvira Marques de Literatura. Agora, com a nova data, os proponentes têm até o dia 15 de outubro para se inscreverem.

 

Visando selecionar até 10 propostas que contemplem publicação de livro inédito, nessa edição de 2023, o edital torna possível a participação de livros de gênero científico-acadêmico, cujo foco seja no resgate da memória da história da cidade de Imperatriz. Serão selecionados 07 propostas de gênero literário universal e 03 de gênero científico-acadêmico.

 

“Com a inclusão do gênero científico-acadêmico, além de resgatarmos e preservarmos a história e a memória de Imperatriz, por meio da escrita fundamentada em pesquisa prática, acreditamos que todo esse material publicado será fonte referencial para futuros trabalhos acadêmicos ou escolares, estimulando, assim, o apego por nossa memória, tradições e conquistas. Nosso edital também prestigia escritores que dedicam seu talento e exercício às letras nos mais diversos gêneros literários, cujos conteúdos revelam a beleza da arte escrita através da poesia, do conto, da crônica, do romance etc”, comenta Paulinho Lobão, presidente da Fundação.

 

Podem encaminhar proposta de publicação para este edital, escritores com trabalhos inéditos que não tenham vínculo institucional com essa Fundação Cultural de Imperatriz, Fundo Municipal de Incentivo À Cultura e com o Conselho Municipal de Cultura. Também é necessário que sejam residentes comprovadamente de Imperatriz, atestando que o proponente tenha residência fixa há pelo menos 03 anos no município.

 

Cada escritor pode submeter apenas uma proposta, e estar obrigatoriamente cadastrado no MAPEAMENTO CULTURAL DE IMPERATRIZ disponível em https://cultura.prefeituradeimperatriz.com/cadastro-cultural.

 

Com recursos próprios, oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC), através da Lei Ordinária n° 1.541/2014, regulamentado pelo Decreto n° 019/2014, o Prêmio Edelvira Marques de Literatura tem valor global de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), onde cada uma das obras literárias premiadas receberá o valor bruto de R$ 7.000,00 (Sete mil reais).

 

Como contrapartida, os contemplados pelo prêmio, devem se comprometer a ministrar de duas a quatro palestras em projetos de cunho sociocultural promovido ou indicados pela Fundação, assim como deve doar 50 livros, que também serão destinados à Fundação Cultural para distribuição gratuita em ações culturais, bibliotecas, escolas públicas, etc.

 

O edital completo, com as demais informações, pode ser conferido em https://imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/fci/edital-n-0022022-fcifmcitz-premio-edelvira-marques-de-literatura/

COMENTÁRIOS