"Urgente é a vida" é o tema da Semana Nacional do Trânsito de 2022
23/09/2022 12:57 em Política

 Ações de conscientização, realizadas de forma constante pela VLI, contribuem para uma relação harmoniosa com a linha férrea 

 

 

Para mostrar à sociedade que, no trânsito, é preciso fazer escolhas seguras e de acordo com as regras vigentes para a preservação da vida, celebra-se, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. Neste período, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, que promove regularmente campanhas educativas para sempre tornar a interação com a linha férrea mais segura, tem reforçado suas ações voltadas para pedestres, veículos e a ferrovia.

 

A programação da companhia em função desta comemoração, que tem o tema "Urgente é a vida", está realizando simulados, panfletagens e blitze educativas nas passagens em nível e palestras em autoescolas. De acordo com o gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mário Filippetto, a intenção tem sido sensibilizar as pessoas para a importância de ser prudente e não infringir as regras de trânsito.

 

"O bem mais precioso que temos é a vida. Por isso, mantemos um compromisso constante com a segurança de todos, prevenindo acidentes, bem como promovendo projetos de educação e estímulo à conscientização e ao comportamento seguro de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Afinal, além de transportar e conectar os segmentos com que trabalhamos, as ferrovias também são parte integrante do trânsito em todo o país", frisa Filippetto.

 

Atividades

No Maranhão estão sendo realizadas palestras em escolas das cidades de São Francisco do Brejão, Imperatriz, Davinópolis e João Lisboa, além de blitze educativas nos perímetros urbanos de Porto Franco e Estreito, onde estão localizadas linhas férreas da companhia.

 

Orientações

A adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.

 

É também muito importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças a não brincarem próximo à linha férrea. Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem.

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Bicampeã do prêmio Valor Inovação, na categoria "Logística e Transportes", a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

WComunicação - Assessoria e Consultoria

 

COMENTÁRIOS