Encontro realizado pelo Estado do Tocantins debate projetos voltados para a juventude
06/08/2022 10:05 em Política

Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), realizou uma reunião com gestores municipais para fortalecer o diálogo e articulação das políticas públicas voltadas para este público

 

Taianne Moreira / Estado do Tocantins

Um encontro promovido pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), reuniu nesta sexta-feira, 5, gestores e representantes dos municípios no âmbito da juventude para debater projetos de fomento das políticas públicas voltados para este público. A reunião também promoveu a articulação das atividades que serão desenvolvidas nos municípios em relação à Semana Nacional da Juventude.   

 

O Secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, reforçou a necessidade de fortalecer o diálogo e articulação das políticas públicas voltadas para a juventude. “Para fomentarmos a empregabilidade e o protagonismo juvenil, precisamos fortalecer a articulação e mobilização nos municípios. O nosso objetivo é garantir que projetos como os Jovens Protagonistas e Tenda Jovens Transformadores, que estão sendo trabalhados pela Seju, ganhem força e dê voz à juventude, fazendo com eles construam as suas próprias histórias”, destacou.   

 

O secretário Extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo, Marcos Milhomens, também explicou a necessidade desse fomento às politicas públicas de juventude. “É importante esse encontro com os gestores de juventude e esporte de todo o Estado, para estabelecermos essas parcerias e fundamentarmos essas politicas públicas e implantarmos em todo o Estado. Já trouxemos o Juventude Empreendedora, o Co.liga com a participação da Fundação Roberto Marinho e a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), além de  outros projetos que devemos lançar ainda este ano. Então é um encontro extremamente positivo para estreitarmos essa relação e deixar essa comunicação mais transversal “, pontuou.  

 

Também estiveram presentes no encontro realizado na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o Secretario Executivo da Seju, Fraudneis  Fiomare; o Secretário Geral  do Conselho Nacional de Juventude (Conjuv), Gustavo Gama; além de gestores de juventude e representantes dos municípios de Palmas, Dianópolis, Arapoema, Juarina, Rio Sono, Pugmil, Dianópolis, Filadélfia, Santa Rita, Pedro Afonso, Miracema, Pequizeiro, Aparecida do Rio Negro, Porto Nacional, São Felix, Tupirama, Taipas do Tocantins, Alvorada, Palmeirante e Colinas.

 

A Coordenadora de Juventude do município de Pugmil, Marcia Sousa, destacou a importância do encontro no mês em que é celebrado a Semana Nacional de Juventude. “Foi uma reunião muito produtiva. Eu vejo que está sendo construído um olhar novo para a juventude que muitas vezes ficava esquecida, mas junto com a Secretaria iremos elaborar novos projetos para os jovens dos nossos municípios de modo, a construirmos um futuro melhor”, enfatizou.  

 

A Coordenadora Geral de Projetos do município de Dianópolis, Fernanda Gomes, também destacou a importância do fortalecimento de encontros como esse. “É importante termos essa proximidade porque as politicas públicas dependem dessas articulações para levarmos ao entendimento dos jovens os seus direitos, porque muitas vezes esse público está alheio a essas perspectivas e projetos sociais, por isso que essa reunião é importante para articularmos essa proximidade com esses jovens”, explicou.

COMENTÁRIOS