Rota da Pecuária encerra difusão de tecnologia para gado de corte
02/07/2022 09:41 em Política

Rota da Pecuária tem como objetivo apresentar as tecnologias as propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses

 

O Governo do Tocantins encerrou na tarde desta sexta, 1° de julho, na fazenda, Brilhant, município de Gurupí, região sul do Estado, a primeira edição da Rota da Pecuária, projeto que tem como objetivo apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses e mostrar, na prática, as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor.

 

Realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com pecuaristas, instituições e empresas ligadas ao setor agropecuário, a Rota da Pecuária percorreu mais de 2.500 mil quilômetros, visitando sete propriedades entre pequenas, médias e grandes propriedades. Nas visitas puderam conhecer suas condições das pastagens, produção de grãos e silagem para alimentação do gado, genética e  produtividade animal, preocupação com sustentabilidade e uso da tecnologia.

 

Fazenda

 

A Fazenda Brilhant, localizada na BR-153, cerca de 10 quilômetros de Gurupoi, conta hoje com cerca de 1.700 animais. A produção é voltada para recria de machos, na seleção genética de bovinos da raça Nelore P.O(Puro de Origem), com o programa de melhoramento genético e implantação da tecnologia em FIV (fertilização in Vitro). A fazenda que é de propriedade da família Stival, é comandada pelo Jão Vitor Stival.

 

Pesquisas

 

Além disso, a fazenda Brilhant também realiza pesquisas cientificas, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre pastagens e grãos. Os trabalhos desenvolvidos na propriedade visam o melhoramento genético da raça Nelore e também uma  melhor fertilização do solo.

 

Segundo o Secretário da Seagro, Jaime Café, durante a expedição, nossa equipe conseguiu mostrar a pecuária real, seus desafios e exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas nesta primeira edição. "Percebemos que é uma verdadeira fábrica a céu aberto, onde se atrela a tecnologia, genética e produção. De onde saí grande parte da exportação da carne tocantinense, sendo um exemplo para o Tocantins e o Brasil, agregando lucro, produção e tecnologia”, enfatizou.

 

De acordo com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, disse que durante a semana, percorrendo 2.500 quilômetros visitaram 7 propriedades rurais. “Pudemos ver as diversas  tecnologias do gado cria e recria e engorda, o que gera riqueza, onde sai toda carne para exportação do Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar o produtor, ainda mais”,  enfatizou.

 

O proprietário da Fazenda Brilhant, João Victor Stival, disse que a criação do gado na fazenda é no sistema rotacionado(intensiva e adubada) para recria de machos. “Enquanto a média estadual é de 0,7 animais por hectare, nós conseguimos criar 7 animais por hectare, portando mais animais, produzindo mais arroba e, consequentemente tornar mais a fazenda mais produtiva e sustentável “, destacou.

Visualização da imagem

Participantes

 

No encerramento, participaram também secretários de agricultura de municípios vizinhos, agropecuaristas da região, estudantes, entre outros.

 

Propriedades rurais que foram visitadas pela Rota da Pecuária:a Fazenda Nova em  Pedro Afonso - URT do projeto ABC Corte-  Recria e Terminação de fêmeas em pasto rotacionado irrigado; Fazenda Araguaiana, em Araguatins - URT projeto ABC Corte - Recria e Terminação de machos - ILP; Fazenda Aviação, em Araguanã - Recria e Engorda de Macho - semi confinamento; Fazenda São Geraldo - Agrogem - Ciclo completo; Boa Fortuna - ciclo completo; Fazenda Cedro - Biotecnologia reprodutiva; e Fazenda Brilhant - Recria Macho.

COMENTÁRIOS