Novo portal do Ministério Público é apresentado a membros e servidores
19/05/2022 23:13 em Política

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 19, na Sala dos Órgãos Colegiados do Ministério Público do Maranhão, na Procuradoria Geral de Justiça, foi apresentado a membros e servidores o novo portal da instituição. O novo portal deverá estar acessível à população na próxima semana.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou a importância da maior facilidade de acesso ao novo site da instituição, inclusive por meio de smartphones. “Todos precisamos do Ministério Público e precisamos estar cada vez mais perto do cidadão”, afirmou.

Eduardo Nicolau observou que a pandemia de Covid-19 obrigou à adoção de ferramentas tecnológicas e que as instituições não poderão retroceder nessa tendência. “Meu desejo é levar o Ministério Público, cada vez mais, à população”, finalizou.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), José Márcio Maia Alves, afirmou que o novo portal do Ministério Público do Maranhão acaba com a confusão de conteúdos voltados para o público interno e externo, o que é um dos pontos levantados pelo Plano Nacional de Tecnologia da Informação estabelecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com pesquisas internas, 70% dos acessos ao site do MPMA acontecem por meio de dispositivos móveis, por isso o novo portal foi pensado com uma arquitetura adequada a esse tipo de tecnologia. José Márcio Alves destacou a maior facilidade de acesso a serviços como a localização de promotorias, contatos e escalas de plantão, além das ferramentas de acessibilidade existentes, como o VLibras, que transforma textos para a Língua Brasileira de Sinais, e a possibilidade de alteração do tamanho das letras e maior contraste, facilitando o acesso às pessoas com baixa visão.

O diretor da Secinst agradeceu, ainda, aos servidores envolvidos no desenvolvimento do novo portal, em especial às equipes da Coordenadoria de Comunicação (CCOM) e da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI) do MPMA.

APRESENTAÇÃO

A estrutura do novo portal foi apresentada durante a cerimônia pelo servidor Marcelo Hage, da Coordenadoria de Comunicação do MPMA, que explicou que o objetivo principal do novo site é entregar de maneira fácil o que o cidadão mais precisa. Foram apresentadas todas as áreas do novo site, com destaque para a busca de promotorias, serviço mais procurado pela população, de acordo com pesquisas internas.

O servidor também fez a apresentação da nova intranet da instituição, que deixa de ser um repositório de arquivos e espaço para acesso a sistemas internos e passa a agregar mais conteúdos de interesse de membros e servidores do MPMA.

A nova intranet estará integrada ao e-mail institucional de membros e servidores, mostrando as últimas mensagens a cada acesso. O e-mail também será a forma de acesso a um banco de peças disponível a todos os setores do Ministério Público. Há, ainda, tutoriais para facilitar o acesso às diversas ferramentas.

Coube à subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Lize de Maria Brandão de Sá Costa, encerrar a solenidade. A procuradora de justiça destacou a necessidade de que todos se adaptem à modernidade, observando que a tecnologia está em constante evolução e trazendo ferramentas que tornam o trabalho mais produtivo. Lize Costa lembrou, como exemplo, que mesmo em meio a uma pandemia, a Justiça não parou, com a realização de audiências e outros expedientes de forma remota.

A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, também participou da mesa de abertura da solenidade, que foi acompanhada por membros e servidores, de forma presencial e online.Fonte: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

COMENTÁRIOS