52ª Jornada Maranhense de Enfermagem será realizada nesta quinta-feira
18/05/2022 19:10 em Política

Nesta quinta-feira (19) acontece a 52ª edição da Jornada Maranhense de Enfermagem com o tema “Os Pioneiros da Enfermagem em Imperatriz”. Serão homenageados enfermeiros, enfermeiras e técnicos de enfermagem, tendo como mediadores a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão Silvia Cristina Viana, e do enfermeiro e vereador Flamarion Amaral.

O evento será realizado na Câmara Municipal a partir das 8h da manhã

Sobre o evento

A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), atividade anual da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery do Rio de Janeiro, ocorre anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, sendo que no dia 12 comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 o dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Ainda como parte da história, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou em 1960 o Decreto 48.202, oficializando a Semana da Enfermagem. Destaca- se que no Estado do Maranhão, simultaneamente realizará a 52ª Jornada Maranhense de Enfermagem (JMEn), que neste ano será sediado em Imperatriz.

A relevância desse evento consiste em permitir a articulação dos profissionais de enfermagem que exercem cargos nas áreas de gestão, ensino e assistência, na defesa e na consolidação de políticas e programas que assegurem a equidade, universalidade e integralidade do cuidado de enfermagem aos vários segmentos da população maranhense, principalmente ao refletir sobre o cenário de prática social do enfermeiro que se constitui em um desafio constante partindo-se da compreensão de que a profissão requer atualização permanente, requer o pensar sobre o fazer, a produção de conhecimentos que fundamentam sua prática profissional e a tomada de decisão necessária para resolver problemas vigentes, fortalecendo conquistas e colaborando para a construção de um futuro promissor para a profissão.

COMENTÁRIOS