Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe projeto Ciranda Cultural
02/12/2021 07:02 em Política
Os alunos também participaram de oficina de artes plásticas

 

Nesta quarta-feira (01), iniciando o mês de dezembro com muita diversão e cultura, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro São José, participarem das atividades realizadas pelo projeto Ciranda Cultural, com direito a passeio no Trenzinho da Alegria. A medida, que é uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), tem como principal objetivo o fomento à cultura, levando várias manifestações para as escolas da rede municipal de ensino.

Nessa manhã, a Fundação Cultural levou para as crianças uma programação repleta de atividades lúdicas circenses, contação de história e produção de textos, para incentivar e valorizar a leitura, com a animadora Jô Peteleco. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de artes plásticas, com o renomado artista imperatrizense, Ton Neves. O projeto também é realizado no período da tarde, contemplando assim todos os estudantes da instituição.

“É extremamente gratificante realizar essa ação em mais uma escola do município, pois essa é a missão da FCI, trabalhar sempre para levar cultura e diversão às nossas crianças. Em especial para aquelas que nunca tiveram acesso a essas manifestações. Ontem, por exemplo, realizamos uma oficina de artes plásticas com os alunos da APAE”, destaca Paulinho Lobão, presidente da FCI.

Em programações anteriores, realizadas na semana passada, o projeto Ciranda Cultural levou os assistidos pela APAE e os estudantes da Escola Municipal Tocantins, para uma sessão de cinema, onde as crianças ganharam combo de pipoca e refrigerante. Antes da sessão, as crianças participaram de um passeio no trenzinho da alegria, com muita música e brincadeiras. Assim como na Escola Darcy Ribeiro, os estudantes da Escola Tocantins e os assistidos pela APAE também participaram de oficinas de artes plásticas e de produção textual.

Sobre o projeto

A Ciranda Cultural tem objetivo de fomentar e levar cultura para os alunos da rede municipal de ensino, com variadas linguagens artísticas, como artes cênicas e visuais, bem como o fortalecimento do incentivo à leitura com a literatura, declamação de poemas, contos e crônicas para os estudantes, além da contação de histórias. Na etapa final da iniciativa, serão escolhidos os melhores textos escritos pelos próprios alunos, após a orientação nas oficinas, que serão publicados em um e-book especial.

COMENTÁRIOS