Produção de defumados e embutidos com a proteína de suínos agrega valor na atividade em Ponte Alta do Bom Jesus
30/11/2021 16:02 em Política

“Em vez de oferecer apenas a proteína in natura, o pequeno produtor de suínos pode valorizar mais sua atividade ampliando as possibilidades com a fabricação de linguiça, salame, bacon, lombo, pernil, entre outros embutidos e defumados”, explicou a instrutora do Senar, Rosa Cardoso Nogueira. Ela qualificou uma nova turma de mulheres do campo no município de Ponte Alta do Bom Jesus, que saiu entusiasmada com o aprendizado. 

O curso gratuito, realizado pelo Senar/TO, ensinou como embutidos e outras iguarias oriundas do porco. No decorrer do curso de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados, as alunas aprenderam a preparar esses e outros itens usando como ingrediente principal a carne suína. Com a capacitação é possível agregar valor ao produto. 

A programação do curso incluiu a aplicação de recomendações técnicas, normas de qualidade, segurança e higienização. Também foram reforçados temas como a validade e os cuidados necessários com itens industrializados. As participantes receberam capacitação ainda sobre as peças de carnes, os métodos de cura, as técnicas de abate e as boas práticas de manipulação, cozimento e defumação da carne suína Segundo a instrutora, o ponto chave no sucesso dessa atividade é a boa armazenagem dos alimentos. “Guardando num local adequado ou congelando os produtos na temperatura certa, os embutidos terão vida longa”, destacou. 

O presidente do Sindicato Rural de Ponte Alta do Bom Jesus, Arnóbio Silva Queiroz, ficou satisfeito com o resultado do curso e a satisfação das participantes. Ele agradeceu a parceria do sistema Faet/Senar que ajuda a fortalecer as ações dos sindicatos junto aos produtores e trabalhadores rurais. “Foi mais um curso excepcional concluído com êxito aqui em nosso município que qualifica mão de obra para o mercado de trabalho e oferece oportunidades de melhorar a renda para muitas pessoas”, finalizou.

COMENTÁRIOS