Tocantins retoma política de implantação de Grêmios Estudantis nas escolas
30/11/2021 15:28 em Política

Os novos Grêmios começaram a ser implantados nas unidades de ensino sediadas em Palmas

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins  

Visando fomentar o protagonismo juvenil, por meio da participação dos estudantes nas decisões administrativas das unidades de ensino, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), retomou este mês a implantação dos Grêmios Estudantis. Os novos Grêmios começaram a ser implantados nas unidades de ensino sediadas em Palmas.

Nesta terça-feira, 30, a equipe da Gerência de Mobilização e Articulação Juvenil da Seduc e a equipe gestora do Centro de Ensino Médio Castro Alves empossaram a nova diretoria do Grêmio Estudantil da unidade de ensino. “Com a pandemia, desde 2019, tivemos um déficit na implantação e agora estamos retomando, preparando os jovens para serem líderes na escola e na sociedade”, destacou o gerente de Mobilização e Articulação Juvenil, Fernando Mota.   

No Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, a posse ocorrerá no dia 2 dezembro. E a proposta de implantação já foi apresentada no Centro de Ensino Médio São José e no Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade II.  Na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso já foi constituída a comissão Pro-Grêmio e foram formadas as duas chapas, que iniciaram o processo de revisão do estatuto para apresentar aos demais na Assembleia Geral, que acontecerá no dia 6 de dezembro.

Posse

A gestora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Katilce de Souza Guedes, avaliou de forma positiva a retomada das atividades do Grêmio. “É uma forma de a gente fazer uma gestão em parceria, em que o aluno faz parte das tomadas de decisões e que também são agentes de mobilização, contribuindo diretamente com o processo de ensino e aprendizagem”.

A aluna da 2ª série do ensino médio, Ana Luísa Xavier d´Paula, 16 anos, é a nova presidente da organização representante dos estudantes. “Concorri três vezes e agora realizei meu sonho de poder representar os meus colegas nas decisões que serão tomadas na escola. Meu desejo é participar de um processo de transformação da escola, em um espaço em que os estudantes se sintam cada vez mais acolhidos”, ponderou.

Para o secretário executivo do Grêmio, Arthur Gonçalves Leal, seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres. “Foi uma vitória, fruto de muito esforço, que nos estimula a realizar um trabalho pautado em debates de vários assuntos: sobre escola, comunidade e sociedade. Estou muito feliz em estarmos tomando posse”, apontou.

COMENTÁRIOS