Formoso do Araguaia: Seciju realiza ação do Novembro Azul na Unidade Penal
29/11/2021 16:26 em Política

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Formoso do Araguaia, a Unidade Penal realizou uma palestra informativa e testes rápidos.

Gabriela Santos/ Governo do Tocantins- 26.11. 2021

Seguindo o calendário do mês de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou uma ação em alusão a Campanha Nacional Novembro Azul para os custodiados da Unidade Penal de Formoso do Araguaia. A ação preventiva ocorreu na última quinta-feira, 25, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a ação, profissionais da saúde do Município palestraram para todos os privados de liberdade sobre os cuidados com a saúde masculina, prevenção e tratamento do câncer de próstata e câncer de mama no homem. Também foram realizados testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como HIV, Sífilis, Hepatite B e C. 

Segundo o chefe da Unidade Miller Azevedo, “é importante dar essas oportunidades para manter um ambiente penal saudável. Por isso trabalhamos com essas ações preventivas para caso algum custodiado venha ser diagnosticado com algum tipo de infecção, possa ser feito o tratamento. Tanto para que o custodiado quanto o servidor estejam livres de doenças”, ressaltou.

Para o custodiado I. P. M., de 26 anos, ter acesso a exames preventivos dentro do Sistema Penal faz com que ele sinta que tem seus direitos são assistidos pelo Estado. “Me sinto privilegiado, pois muitos que estão em liberdade não têm o atendimento que estamos tendo aqui e, para mim, é muito importante pois evita que sejamos acometidos de um câncer no futuro”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Francilene Gomes da Silva, finaliza salientando que o trabalho dos profissionais da saúde também é levar assistência a pessoas privadas de liberdade.  “Não é porque eles estão em uma unidade penal que eles mereçam ser excluídos da atenção e cuidados. Pelo contrário, tem que receber mais atenção, e nesse mês no qual realizamos a campanha Novembro Azul, eles foram acolhidos pela equipe”, encerrou.

 

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)

COMENTÁRIOS