Alunos de robótica do Sesi conhecem o processo de logística da VLI
25/11/2021 07:12 em Política

A visita faz parte da retomada do Programa Braços Abertos, que tem o objetivo de aproximar as comunidades das operações regionais

A VLI – companhia de soluções logística que integra ferrovias, portos e terminais – recebeu, em Imperatriz, no dia 12 deste mês, alunos da equipe de robótica do Sesi para conhecer o processo de logística da empresa. A visita é parte de um complemento dos estudos do Projeto de Inovação do Torneio Sesi de Robótica, que tem como temática, na temporada de 2021/2022, Cargo Connect. Ou seja, as equipes são desafiadas a criar soluções para melhorar o transporte de produtor. Nesse sentido, além de saber sobre a logística, os alunos também mapearam possíveis problemas do processo para serem analisadas no projeto da equipe.

Os alunos e a professora técnica de Robótica, Conceição Oliveira, foram recebidos pelo supervisor interino de Vagões e componentes, Kenedy Carreiro, que apresentou toda a estrutura da VLI, os processos de manutenção de locomotivas e dos vagões. “Os alunos se apaixonaram por todo o processo feito na oficina de manutenção. Como suporte ao grupo de estudos, darei todo apoio em um treinamento de solução de problemas para os alunos no Sesi. Essa parceria é muito importante para disseminar a cultura empresa na cidade de atuação da VLI”, destaca Kenedy.

A professora de Robótica, Conceição, ressalta a importância de escolher a VLI como campo de pesquisa para o projeto, já que a empresa tem se mostrado uma potência no ramo de transportes do país. “Constatamos que a VLI tem uma das melhores logística do nosso país, fato confirmado pelo Prêmio Valor de Inovação Brasil – 1º Lugar, em 2020. Tiramos muitas dúvidas em relação à logística em nossa região e temos algumas sugestões de temas para nosso projeto. Estamos muito satisfeitos com a visita técnica. O aprendizado foi muito valioso”, finaliza.

Braços Abertos

A visita dos alunos do Sesi à VLI fez parte da retomada do Programa Braços Abertos da companhia, que promove visitas às instalações da VLI. O objetivo é aproximar as comunidades das operações regionais desenvolvidas pela empresa. Instituições interessadas em participar da iniciativa podem enviar uma solicitação pelo site da VLI.

A analista de Relacionamento Institucional da VLI, Francília Cutrim, destaca a relevância do programa para a empresa. “A retomada do Braços Abertos é um momento importante para a VLI, passados quase dois anos da última edição presencial. Foi um momento emocionante, que ocorreu depois que a VLI avaliou que a atividade poderia voltar a ocorrer com segurança para todos. O mesmo protocolo usado no dia a dia com os nossos empregados foi replicado aos visitantes, em uma demonstração do cuidado genuíno que temos com as pessoas”, explica.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

Fonte: WComunicação - Assessoria e Consultoria

COMENTÁRIOS