FAET/SENAR, SINDICATO RURAL E PREFEITURA PROMOVEM PREVENÇÃO PARA O HOMEM E A MULHER RURAL
22/09/2021 16:12 em Política

A produtora rural, Margarida Mourão Pires não costuma estar regularmente na zona urbana de Cristalândia, mas no último fim de semana ela fez questão de estar na cidade. Ela e cerca de 200 homens e mulheres, sobretudo da zona rural do município, tiveram a oportunidade de fazer exames preventivos contra o câncer de colo uterino e de próstata, dentro do programa idealizado pelo Senar. “Quando temos uma oportunidade assim, temos que vir!”, destacou a agricultora.       

“O momento é oportuno e a prevenção é muito importante para os homens e mulheres do campo”, destacou a empresária e vereador Edilma Sá. Além de participar da iniciativa, ela foi quem reivindicou a ação do Senar Tocantins no município, um trabalho que ela destaca a qualidade dos serviços. O Sindicato Rural de Cristalândia abraçou a ideia que prontamente recebeu o aval do sistema FAET/Senar e da Prefeitura local, que se predispôs a auxiliar na execução do projeto. “Quando a gente participa de uma iniciativa como essa, a gente percebe a satisfação das pessoas. Dou o testemunho aqui de um morador pra quem eu dei carona. Ele agradeceu a oportunidade do exame chorando de alegria”, destacou o prefeito.

 Outros participantes da edição do programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural” do sistema FAET/Senar também destacaram o valor da prevenção. Maria Lucília Flor, agricultora, lembrou que é muito melhor prevenir que tratar de uma doença. O produtor rural Joaquim Soares de Almeida lembrou que muitos desperdiçam a chance de prevenir ou descobrir a doença na fase inicial, quando a cura é plenamente possível. E José Barbosa lembrou que a facilidade do programa quase na porta de casa é um estímulo para os mais velhos cuidarem de sua saúde.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cristalândia, Jackson Lima, a união das instituições só traz benefícios para a população. “O PSA para os homens e o Papanicolau para as mulheres garantem que as pessoas estejam cientes das suas condições de saúde e possam agir logo se detectarem algum problema, por isso o sindicato vai estar sempre aberto para firmar parcerias como essa. Agradeço a Prefeitura de Cristalândia e em especial a superintendente Rayley e o meu presidente da FAET, Paulo Carneiro por essa ação importantíssima na nossa cidade”, destacou.

COMENTÁRIOS